Pesquisar este blog

Grupo:Victor,José,Yuri,Samuel e Danilo.
Orientadora : Daniele Lima(Redação)
Tema : Variações linguísticas.

Variedade por sexo

É aquela que varia de acordo com o sexo do falante.Como por exemplo, "urinar" para os homens muitas vezes 
é chamado vulgarmente de "mijar" e para as mulheres "fazer xi xi".

Variação por idade

Ocorre no fator de diferenciação das idades dos que se comunicam, depende da idade da pessoa que define o dialeto variado que ela trouxe de sua época(para os mais velhos) ou que estão atualizados com o vocabulário atual(mais jovens).

Variação Sócio-Econômica

A variação social, é que agrupa alguns fatores de diversidade: o nível sócio-econômico, determinado pelo meio social onde vive um indivíduo; o grau de educação; a idade e o sexo. A variação social não compromete a compreensão entre indivíduos, como acontece na variação regional; o uso de certas variantes pode indicar qual o nível sócio-econômico de uma pessoa, e há a possibilidade de alguém oriundo de um grupo menos favorecido atingir o padrão de maior prestígio.

Variação histórica

A variação histórica, que acontece ao longo de um determinado período de tempo, pode ser identificada ao se comparar dois estados de uma língua. O processo de mudança é gradual: uma variante inicialmente utilizada por um grupo restrito de falantes passa a ser adotada por indivíduos socioeconomicamente mais expressivo. A forma antiga permanece ainda entre as gerações mais velhas, período em que as duas variantes convivem; porém com o tempo a nova variante torna-se normal na fala, e finalmente consagra-se pelo uso na modalidade escrita. As mudanças podem ser de grafia ou de significado.

Variação Regional


 Variação regional trata das diferentes formas de pronúncia, vocabulário e estrutura sintática entre regiões. Dentro de uma comunidade mais ampla, formam-se comunidades Linguísticas menores em torno de centros polarizadores da cultura, política e economia, que acabam por definir os padrões lingüísticos utilizados na região de sua influência.As diferenças Linguísticas entre as regiões são graduais, nem sempre coincidindo com as fronteiras geográficas.





Inicio do Blog

Começamos hoje as postagens sobre o tema Variedades Linguísticas!
Temos em vista informar a todos o quanto ocorre este fator no brasil dando exemplos e conceitos.



Conceito(Variedades Linguísticas)
A língua não é falada igualmente por todos, ela pode variar dependendo do lugar, idade, escolaridade e entre outros.Mais especificamente, existem seis tipos de variações, por idade, por sexo, histórica, sócio-econômica, regional e variedade padrão da língua Portuguesa.